sábado, 13 de maio de 2017

Como foi a primeira edição do TDC4Women?



O TDC4Women foi criado com o objetivo de trazer mais mulheres para a tecnologia, mostrando à elas tudo o que uma mulher pode fazer nas diversas áreas da TI. 

Este evento - por mais incrível que pareça - foi idealizado por um homem! E morro de orgulho de dizer que sou casada com ele: agradeço de coração Sr. Elias Nogueira por todas tuas ideias, apoio e ajuda para fazer este sonho se tornar realidade! E agradeço também a Yara Senger, uma das mulheres mais inspiradoras que eu conheço, que tornou tudo isso possível.

Mas todas estas ideias e desejos surgiram à apenas um mês do evento, e somente três semanas antes que conseguimos idealizar tudo, foi uma correria danada!


Tivemos muitas inscrições e ficamos super felizes com a repercussão do evento, mas por outro lado foi muito ruim não podermos receber todo mundo, devido ao limite de vagas que a sala disponibilizava. 


Fiquei super orgulhosa de ver a sala cheia, contávamos com apenas 32 vagas e nos surpreendemos de ver que passaram por ali 50 meninas!

A trilha iniciou com as dinâmicas sensacionais da nossa querida Anneline Gripp, que nos divertiu e nos fez movimentar e refletir sobre como agimos no nosso dia-à-dia.


Após, eu ministrei a palestra "O que é programação?", onde falei sobre os conceitos básicos de programação e expliquei como os softwares para computadores são criados.

Segue os slides da palestra:


Também tivemos a Marcela Santos palestrando sobre Mulheres e o Movimento Maker. Nós aprendemos como dar os primeiros passos neste universo e usar as experiências e práticas maker para diminuir a desigualdade de gênero e aumentar a diversidade em TI.


A querida Jacqueline Yumi Asano falou sobre As Carreiras em Tech além da Programação e mostrou para as meninas que, com background técnico ou não, elas podem ser o que quiserem!


A Jacque também nos apresentou a Star Butterfly - que eu pessoalmente me apaixonei! - uma nova personagem da Disney que combate monstros não só em todo o universo, mas também na escola. Uma analogia sensacional para mostrar o quão fortes nós mulheres somos enquanto enfrentamos todas as adversidades e preconceitos impostas no nosso dia-à-dia.


A Priscilla Albuquerque nos explicou o que é Design e UX e também nos mostrou como este processo nos beneficia cada vez mais com produtos interativos.


A Bárbara Cabral nos esclareceu o que são testes de software e nos deu dicas de como trilhar uma Carreira nesta área, falando sobre o leque de opções, o dia-à-dia deste profissional, sobre o mercado e comunidades locais.


A Yara Senger fechou as palestras do dia com chave de ouro, dando dicas sensacionais de como acelerar sua carreira, dicas sobre tecnologias, eventos e o mercado de TI.


E nosso encerramento da Trilha TDC4Women foi realizado na Trilha Stadium e transmitido ao vivo pelo #TDCOnline com nosso Painel sobre Diversidade em TI.

Contamos com a presença da Jeliel Mendes, da Bárbara Cabral e do Alexandre Santos Costa. Pessoas incríveis que falaram sobre suas trajetórias e como combatem a diversidade dentro da TI e na vida pessoal.


O contato de todas estas pessoas incríveis e os slides das palestras estão disponíveis no site oficial do TDC neste link.

Você queria muito e não conseguiu participar desta edição? Não desanime! Entre no Grupo do TDC4Women e fique por dentro das próximas edições!

Nos vemos no TDC! 
Ultima
Proxima

0 comentários: