segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A primeira palestra a gente nunca esquece


Minha primeira palestra veio de brinde com a Coordenação da Trilha Mobile do The Developers Conference Porto Alegre 2016. Foi meio inesperado, mas no fim das contas foi muito bom. Eu e meu amigo Marcio Brufatto - que também coordenou comigo a Trilha Mobile - tivemos que substituir um palestrante que não pode ir ao evento. Afinal, imprevistos sempre acontecem e temos que estar preparados para lidar da melhor forma possível. E então decidimos nós mesmos dar esta palestra!

Deu um friozinho na barriga, tive pouco tempo para planejar e colocar tudo em pratica, mas no fim ocorreu tudo bem. E acho que foi até bom, se não estaria até hoje adiando a primeira palestra! 😂

A Trilha Mobile do TDC POA 2016 foi um sucesso: esgotou super rápido e tivemos excelentes palestras. E, se você quiser, pode conferir todas elas no site do TDC clicando aqui.
Dicas?
Como planejei tudo? Como montei os slides? Como escolhi os tópicos da palestra? Não foi tão dificil assim. Separei alguns topicos com dicas abaixo. E sinta-se a vontade para entrar em contato comigo caso você tenha alguma duvida ou queira alguma ajuda no assunto, estou sempre disposta a ajudar e compartilhar o que sei! ;)
Planejamento
Objetivo: Antes de tudo sempre temos que definir um objetivo, ou um produto, de qualquer forma, é muito mais fácil definir o "como" depois que já temos o nosso "o que". Ex: Minha palestra era sobre Ionic 2, e eu queria falar sobre o que mudou do Ionic 1 para a versão 2. Esse era o meu "o que". Para chegar no "como" precisei colocar no papel tudo o que veio a cabeça sobre o assunto, e então selecionar o que julguei relevante para o momento.

Pesquisa: A pesquisa também é muito importante. Como o Ionic 2 ainda estava em Beta, pesquisei muito sobre o assunto: artigos, cursos online, conteúdos de palestras, posts, etc.
Criação dos Slides
Na hora de criar os slides eu parti do principio de que as pessoas que iriam assisti-la talvez não soubessem nada sobre o assunto. E isso é importante, pois sempre terão pessoas que estão começando e que tem vergonha de falar quando não conhecem determinado assunto. Por isso é sempre valido explicar e/ou recapitular para o que serve do que perguntar à plateia se todos já estão à par do assunto.

Consegui organizar todas as informações de forma prática com a seguinte estrutura:

  • Titulo da palestra
  • Contatos do palestrante (sem muito jaba)
  • Explicação sobre o que é
  • Conteúdo principal da palestra (no caso, as mudanças do Ionic 1 para o 2)
  • Dicas de instalação e utilização
  • Demonstração do código

Pude notar que o pessoal se interessou muito pelas dicas (de plugins, funcionalidades novas, cursos, etc.) e pela demonstração código, onde realmente surgiram as duvidas.
Divulgação do Código e Slides
Facilite a vida de todos e já adicione nos seus slides o link do GitHub com os códigos de exemplo e o link dos slides no slideshare. Com certeza muito mais pessoas vão conseguir acessar este conteúdo.

Falando nisso...

Segue abaixo também os slides da minha palestra sobre Ionic 2 e o link do GitHub com o código de exemplo:




Foi tudo muito mais simples do que imaginei. O mais importante de tudo é ter humildade e sempre ser sincero sobre tudo. Todos que estão participando de eventos de TI estão ali para aprender e compartilhar conhecimento, e não é diferente com os palestrantes. Sempre há o que aprender, o mais importante de tudo é dar o primeiro passo.

Que a força esteja com vocês! Abraços.



Anterior
Proxima

2 comentários:

  1. é isso ai Tatiane, show de bola! Muito bom ver que continua evoluindo teu conhecimento com novas experiencias como essa, afinal, na nossa area a gente nunca vai ter aprendido tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jean! Conhecimento nunca é demais, estamos aqui pra isso ;)

      Excluir